CIRCUITO DE CICLOTURISMO

 Em nossa Bela e Santa Catarina, já existem cinco roteiros criados especialmente para a realização do cicloturismo que são; 

Vale Europeu, que abrange a região do médio Vale colonizada pelos alemães;
Costa Verde e Mar que vai do litoral ao interior;
Circuíto das Araucárias que abrange terras da Serra do Planalto Norte Catarinense.
Também temos Circuíto  Acolhida na Colônia, onde existem algumas rotas utilizáveis situadas ao pé da Serra Geral nas cidades de Santa Rosa de Lima e Anitápolis que é.
O mais recente é o Cicloturismo Circuito Vale Oeste - Caminhos do Alto Vale, onde abrange as cidades do Alto Vale do Itajaí com seus quase 200 km de muitas riquezas naturais.
Abaixo relatamos um pouco sobre esses circuitos e disponibilizamos os links para maiores informações;




Circuito Vale Europeu de Cicloturismo

Este foi o primeiro roteiro brasileiro planejado para o cicloturismo. São 277km de estradas que em sua maioria percorrem estradas de terra tranquilas e agradáveis passando por pequenas cidades e vilarejos que tiveram origem na colonização européia. A viagem no circuito pode ser planejada e executada por cada viajante de maneira que lhe for mais conveniente, mas são sugeridos sete dias (ou mais) para que se desfrute o máximo possível do caminho.
A motivação para a implantação deste roteiro foi a criação de um trajeto rico em natureza e cultura, e ao mesmo tempo com pontos de apoio, estrutura e sinalização para que os cicloturistas iniciantes ou experientes possam pedalar com tranquilidade. Esta iniciativa inédita no pais surgiu de uma parceria entre o Clube de Cicloturismo do Brasil e um convenio com 9 municípios: Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr Pedrinho, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna.
Para obter informações sobre hospedagem e alimentação durante o percurso entre em contato com a Associação Vale das Águas.

A retirada do passaporte e do certificado deverá ser feito na cidade de Timbó, na Av. Getúlio Vargas, 201 - Centro - fone 047-3382-0198 

e-mail circuitovaleeuropeu@tpa.com.br -
site www.circuitovaleeuropeu.com.br 

Circuito das Araucárias de Cicloturismo 

 Situado no planalto Norte Catarinense o Circuito das Araucárias de Cicloturismo abrange as cidades de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul. O Circuito tem um total de 248 km por estradas bem       interioranas com um charme todo especial para os amantes da bike e do cicloturismo. Divididos em oito trechos com distancias entre 13 e 60 km, o Circuito das Araucárias oferecem atrativos naturais, culturais e históricos. Como todos os demais percursos Cicloturisticos de Santa Catarina, este também é recomendado para ciclistas com uma maior experiencia de pedal. Precisam estes de força e resistência para concluir cada trajeto, pois tem um trecho com mais de 1500 metros de ascensão. O percurso conta com placas de sinalização que informam a quilometragem, a distância do próximo ponto e a altitude local. O circuito possui uma planilha, nos moldes dos demais circuitos de Santa Catarina, a qual contém informações de cada percurso, com seu grau de dificuldade e informações de atrações locais e espaço para colocar os carimbos, os quais servirão para, ao final do percurso, receber o certificado de conclusão do Circuito das Araucárias. Outras ações estão sendo tomadas pelas quatro prefeituras como a criação da rede de "amigos do cicloturista" que terá a função de dar apoio aos pedalantes. Vale ressaltar o trabalho das quatro prefeituras, que através de suas secretárias de turismo que integram o Consórcio Intermunicipal do Quiriri, iniciaram os trabalhos em 2010. Também teve a participação do Clube do Cicloturismo que já participou da criação dos demais circuitos catarinense. 
Quer saber mais sobre o CIRCUITO DAS ARAUCÁRIAS DE CICLOTURISMO, acesse o site www.circuitodasaracarias.com.br


Cicloturismo Acolhida na Colônia  


  Em 2009, com o objetivo de ampliar e qualificar a oferta turística na área de abrangência da Acolhida na Colônia, foi iniciado o processo de roteirização para Cicloturismo. Somando-se à tendência nacional para  a prática desta modalidade em Santa Catarina, que já possui 2 Circuitos oficiais registrados e um considerável fluxo de cicloturistas, os Circuitos da Acolhida na Colônia trazem o diferencial do vínculo direto com o Agroturismo, valendo-se da estrutura já existente de pousadas, quartos coloniais, serviços de refeições e agroindústrias de pequeno porte, ao longo de caminhos bucólicos e recheados de atrativos naturais.De inicio, foram contemplados roteiros circulares nos municípios e rota de conexão entre Santa Rosa de Lima e Anitápolis. 
O Circuito ampliado ainda está em construção, tendo como próximas etapas a abrangência de Rancho Queimado e Urubici, as conexões entre todos os municípios e a expansão para outros territórios da Acolhida na Colônia. 
Para organizar sua viagem, consulte as informações disponíveis e faça reservas das refeições e hospedagens, de acordo com sua escolha de roteiros. Esperamos que você, colega cicloturista, tenha ótimas pedaladas e uma excelente Acolhida!

O Circuito Costa Verde e Mar 


Este traz a possibilidade de  conhecer de bicicleta um dos mais recortados e belos litorais do país. Passa ainda por tranquilas cidades do interior, com matas preservadas e rios com belas cachoeiras.
É o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral. E,  ao mesclar  trechos de litoral com o interior, oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica.
Praias badaladas alternam-se com outras desertas e rodeadas pela verde mata atlântica. Entre uma praia e outra, estão os morros, que dão o desafio da viagem e também oferecem visuais magníficos. De colonização principalmente açoriana, o litoral guarda fortes traços culturais portugueses, expressos principalmente nos  festejos e na culinária. No interior, a paisagem dos arrozais e as casas de madeira dão o tom da viagem. São marcantes aqui outras influências culturais, notadamente a alemã e a italiana.
Ao percorrer o circuito, o cicloturista passará por 11 municípios, sendo oito no litoral: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo e mais três no interior:  Camboriú, Ilhota e Luís Alves. Num total de 270 km, o percurso dá preferência a estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as estradas asfaltadas. O Circuito foi planejado para ser completado em no mínimo de 6 dias, para dar tempo suficiente para curtir as inúmeras opções que a região oferece.
Em cada trecho existem inúmeras oportunidades de praticar outras atividades como caminhadas, mergulho, caiaque, surf, windsurf, voos de ultraleve, entre outras. Há ainda riquezas culturais e ecológicas a serem exploradas, como sítios arqueológicos, construções históricas e trilhas para observação de aves.
O Circuito tem início no município de Balneário Camboriú, na Barra Sul. A credencial, o guia e os demais materiais de apoio deverão ser retirados no Parque Unipraias (também na Barra Sul), nos Postos de Informações Turísticas (Avenida do Estado e Rodoviária).

site - http://www.costaverdemar.com.br/cicloturismo/

Cicloturismo Circuito Vale Oeste - Caminhos do Alto Vale 



Localizado no Alto Vale do Itajaí, percorre as cidades de Taió, Salete, Santa Terezinha, Rio do Campo e Mirim Doce. 
Com 192 km passa por uma região riquíssima em belezas naturais. 

 site -http://www.caminhosdoaltovale.com.br/site/paginas/?pg=cicloturismo


Se você desejar realizar estas viagens cicloturisticas com Condutores em Cicloturismo especializados e com apoio logístico, entre em contato conosco através do e-mail contato@belaesantacicloturismo.com.br ou pelo fone 47-99921-2774 - whats


enquanto isso "VIVA A VIDA ENTRE UMA PEDALADA E OUTRA"