CIRCUITO DE CICLOTURISMO

 Em nossa Bela e Santa Catarina, já existem vários roteiros criados especialmente para a realização do cicloturismo que são; 

Vale Europeu, que abrange a região do médio Vale colonizada pelos alemães, iniciando na cidade de Timbó;
Costa Verde e Mar que vai do litoral ao interior iniciando em Balneário Camboriú;
Circuito das Araucárias que abrange terras da Serra do Planalto Norte Catarinense com inicio em São Bento do Sul.
Circuito  Acolhida na Colônia, onde existem alguns pequenos circuitos circulares e uma rota integrando esses circuitos e estão situadas ao pé da Serra Geral nas cidades de Santa Rosa de Lima e Anitápolis.
Cicloturismo Circuito Caminhos do Alto Vale, onde abrange as cidades do Alto Vale do Itajaí com seus quase 200 km de muitas riquezas naturais, tendo o seu início na cidade de Taió.
O Cicloturismo Circuito dos Lagos no Planalto Sul Catarinense com inicio em Campos Novos.
O Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos o qual abrange duas Rotas, a Rota Mar e Rota Serra, e tem a cidade de Jaraguá do Sul como seu ponto de partida
O Circuito Dona Francisca que é composto por 7 pequenos circuitos que ao todo formam pouco mais de 300 km sendo Joinville sua cidade sede.
Abaixo relatamos um pouco sobre esses circuitos e disponibilizamos os links para maiores informações;


Circuito Vale Europeu de Cicloturismo

Este foi o primeiro roteiro brasileiro planejado para o cicloturismo. São 277km de estradas que em sua maioria percorrem estradas de terra tranquilas e agradáveis passando por pequenas cidades e vilarejos que tiveram origem na colonização européia. A viagem no circuito pode ser planejada e executada por cada viajante de maneira que lhe for mais conveniente, mas são sugeridos sete dias (ou mais) para que se desfrute o máximo possível do caminho.
A motivação para a implantação deste roteiro foi a criação de um trajeto rico em natureza e cultura, e ao mesmo tempo com pontos de apoio, estrutura e sinalização para que os cicloturistas iniciantes ou experientes possam pedalar com tranquilidade. Esta iniciativa inédita no pais surgiu de uma parceria entre o Clube de Cicloturismo do Brasil e um convenio com 9 municípios: Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr Pedrinho, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna.
Para obter informações sobre hospedagem e alimentação durante o percurso entre em contato com a Associação Vale das Águas.

A retirada do passaporte e do certificado deverá ser feito na cidade de Timbó, na Av. Getúlio Vargas, 201 - Centro - fone 047-3382-0198 

e-mail circuitovaleeuropeu@tpa.com.br -
site www.circuitovaleeuropeu.com.br 

Circuito das Araucárias de Cicloturismo 

 Situado no planalto Norte Catarinense o Circuito das Araucárias de Cicloturismo abrange as cidades de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul. O Circuito tem um total de 248 km por estradas bem       interioranas com um charme todo especial para os amantes da bike e do cicloturismo. Divididos em oito trechos com distancias entre 13 e 60 km, o Circuito das Araucárias oferecem atrativos naturais, culturais e históricos. Como todos os demais percursos Cicloturisticos de Santa Catarina, este também é recomendado para ciclistas com uma maior experiencia de pedal. Precisam estes de força e resistência para concluir cada trajeto, pois tem um trecho com mais de 1500 metros de ascensão. O percurso conta com placas de sinalização que informam a quilometragem, a distância do próximo ponto e a altitude local. O circuito possui uma planilha, nos moldes dos demais circuitos de Santa Catarina, a qual contém informações de cada percurso, com seu grau de dificuldade e informações de atrações locais e espaço para colocar os carimbos, os quais servirão para, ao final do percurso, receber o certificado de conclusão do Circuito das Araucárias. Outras ações estão sendo tomadas pelas quatro prefeituras como a criação da rede de "amigos do cicloturista" que terá a função de dar apoio aos pedalantes. Vale ressaltar o trabalho das quatro prefeituras, que através de suas secretárias de turismo que integram o Consórcio Intermunicipal do Quiriri, iniciaram os trabalhos em 2010. Também teve a participação do Clube do Cicloturismo que já participou da criação dos demais circuitos catarinense. 
Quer saber mais sobre o CIRCUITO DAS ARAUCÁRIAS DE CICLOTURISMO, acesse o site www.circuitodasaracarias.com.br


Cicloturismo Acolhida na Colônia  


  Em 2009, com o objetivo de ampliar e qualificar a oferta turística na área de abrangência da Acolhida na Colônia, foi iniciado o processo de roteirização para Cicloturismo. Somando-se à tendência nacional para  a prática desta modalidade em Santa Catarina, que já possui 2 Circuitos oficiais registrados e um considerável fluxo de cicloturistas, os Circuitos da Acolhida na Colônia trazem o diferencial do vínculo direto com o Agroturismo, valendo-se da estrutura já existente de pousadas, quartos coloniais, serviços de refeições e agroindústrias de pequeno porte, ao longo de caminhos bucólicos e recheados de atrativos naturais.De inicio, foram contemplados roteiros circulares nos municípios e rota de conexão entre Santa Rosa de Lima e Anitápolis. 
O Circuito ampliado ainda está em construção, tendo como próximas etapas a abrangência de Rancho Queimado e Urubici, as conexões entre todos os municípios e a expansão para outros territórios da Acolhida na Colônia. 
Para organizar sua viagem, consulte as informações disponíveis e faça reservas das refeições e hospedagens, de acordo com sua escolha de roteiros. Esperamos que você, colega cicloturista, tenha ótimas pedaladas e uma excelente Acolhida!

O Circuito Costa Verde e Mar 


Este traz a possibilidade de  conhecer de bicicleta um dos mais recortados e belos litorais do país. Passa ainda por tranquilas cidades do interior, com matas preservadas e rios com belas cachoeiras.
É o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral. E,  ao mesclar  trechos de litoral com o interior, oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica.
Praias badaladas alternam-se com outras desertas e rodeadas pela verde mata atlântica. Entre uma praia e outra, estão os morros, que dão o desafio da viagem e também oferecem visuais magníficos. De colonização principalmente açoriana, o litoral guarda fortes traços culturais portugueses, expressos principalmente nos  festejos e na culinária. No interior, a paisagem dos arrozais e as casas de madeira dão o tom da viagem. São marcantes aqui outras influências culturais, notadamente a alemã e a italiana.
Ao percorrer o circuito, o cicloturista passará por 11 municípios, sendo oito no litoral: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo e mais três no interior:  Camboriú, Ilhota e Luís Alves. Num total de 270 km, o percurso dá preferência a estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as estradas asfaltadas. O Circuito foi planejado para ser completado em no mínimo de 6 dias, para dar tempo suficiente para curtir as inúmeras opções que a região oferece.
Em cada trecho existem inúmeras oportunidades de praticar outras atividades como caminhadas, mergulho, caiaque, surf, windsurf, voos de ultraleve, entre outras. Há ainda riquezas culturais e ecológicas a serem exploradas, como sítios arqueológicos, construções históricas e trilhas para observação de aves.
O Circuito tem início no município de Balneário Camboriú, na Barra Sul. A credencial, o guia e os demais materiais de apoio deverão ser retirados no Parque Unipraias (também na Barra Sul), nos Postos de Informações Turísticas (Avenida do Estado e Rodoviária).


 
Cicloturismo Circuito Vale Oeste - Caminhos do Alto Vale

Localizado no Alvo Vale do Itajaí, percorre as cidades de Taió, Salete, Santa Terezinha, Rio do Campo, Mirim Doce e retorna a Taió. Com seus 192 km, passa por uma região riquíssima em belezas naturais.
Diante as belezas, a pena é que esse roteiro não tem uma divulgação nas mídias, pois até o site abaixo que havia para buscar mais informações, hoje (07/09/2022) não mais está direcionando para abertura da página. 


Cicloturismo Circuito Vale dos Encantos

O Circuito Vale dos Encantos é um circuito completo com seus 500 quilômetros de extensão. Foi criado seguindo a premissa de subdividir o roteiro em duas partes, sendo a primeira denominada de Rota Serra e a Segunda Rota Mar.

Rota Serra - é caracterizada pela passagem na área rural e pelas serras da região, acumulando grandes subidas, natureza e diversificada, além de paisagens em meio a cachoeiras, montanhas e vales.
Rota Mar - te leva do litoral ao rural e abrange as planícies litorâneas abundantes em nossa região, provendo um cenário cativante pelas estradas de terra do interior, retornando ao litoral. 
Os dois circuitos se entrelaçam podendo ser realizados de várias formas. 

Para conhecer mais deste Circuito, acesse o link www.valedosencantos.com.br


Cicloturismo Circuito Dona Francisca

São sete rotas passando pelo litoral e interior, onde se encontram extensas áreas de mata atlântica, cachoeiras, piscinas naturais, parques aquáticos, mirantes, estradas cénicas, casas típicas estilo enxaimel, maravilhosos jardins, pontes de madeira cobertas, pequenas fábricas de cachaça, sítios de produtos orgânicos e coloniais e plantações de flores. E ainda atrativos urbanos importantes como a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, os museus da Bicicleta, de Arte, Instituto Juarez Machado, do Sambaqui, entre outros. Na parte de compras, lojas com a tradicional produção de malhas e chocolates de Santa Catarina, além de inúmeras opções de restaurantes, cervejarias, cafeterias e docerias. 
A área do município de Joinville é bem grande, abrange mais de 1 milhão de km, proporcionando esta ampla rede de rotas. Ao todo são cerca de 300 km mapeados e sinalizados para o cicloturismo. 
As rotas partem e retornam a Joinville, assim, os pernoites são feitos todos no mesmo local. Esta característica permite que os percursos sejam feitos sem necessidade de se levar carga na bicicleta, podendo ser conveniente para quem quer ter sua primeira experiência no cicloturismo, para quem pedala de forma mais esportiva ou para famílias que procuram uma logística mais prática de viagem.

Para mais informações, acesse o site do Pedala Joinville neste Link

Cicloturismo Circuito Dos Lagos

Pedalar na Região do Planalto Sul Catarinense, onde o relevo apropriado, com boas descidas e subidas, lindas paisagens, paz, tranquilidade, ar puro, estradas de chão, lhe proporcionará uma dose de bem estar físico e mental.

O Roteiro que começa na bela cidade de Campos Novos, segue seu roteiro rumo ao Distrito de Barra do Leão que é um local de águas termais. Neste trecho o circuito nos remete em meio aos campos de soja com uma paisagem bem típica da região. Segue ainda passando pelas cidades de Zortea, Celso Ramos, Abdon Batista, Anita Garibaldi, Vargem, Brunópolis, Monte Carlo e retorna a Campos Novos. Destacamos os lagos que existem pelas barragens da região, como a do Rio Canoas, onde o caminho faz a travessia da belíssima Ponte Pênsil em Celso Ramos, e também outro belo local as margens de outro ponto do lago do Rio Canoas é em Abdon Batista com o espetacular Mirante Santo Antônio com sua estrutura de deque lindíssima.

Acesse o site através deste link

Tudo isso aqui na Bela & Santa Catarina para que você possa "VIVER A VIDA ENTRE UMA PEDALADA E OUTRA"